loader from loading.io

Entrevista Beatriz Machado (diretora de vinhos Fladgate Partnership)

Vinho, palavra a palavra

Release Date: 01/18/2020

Entrevista João Pedro Araújo (produtor de vinhos) show art Entrevista João Pedro Araújo (produtor de vinhos)

Vinho, palavra a palavra

Vigneron da Casa de Cello (Amarante) e Quinta da Vegia (Penalva do Castelo), João Pedro Araújo tem ideias muito próprias sobre o que deveriam ser a região dos Vinhos Verdes e a região do Dão. Sem papas na língua, nesta conversa diz o que advoga e regressa sempre à inspiração matriz - a francesa.  Este e outros episódios disponiveis nas plataformas habituais. Boa escuta!

info_outline
Entrevista Cátia Laranjo (enóloga) show art Entrevista Cátia Laranjo (enóloga)

Vinho, palavra a palavra

Nativa do Pico, é nos Açores que assina vinhos desconcertantes, alguns pura eletricidade. O perfil arrojado dos ensaios combina com a personalidade de Cátia Laranjo, uma alma irrequieta que adora ouvir música, cozinhar... e jogar futebol.  

info_outline
Conto de Natal show art Conto de Natal

Vinho, palavra a palavra

"Um Tawny para ti, com chocolate é Ruby. Se fores para a lareira, um charuto e um Madeira...". 

info_outline
Entrevista José Mota Capitão (produtor) show art Entrevista José Mota Capitão (produtor)

Vinho, palavra a palavra

Assume-me agricultor numa zona de transição legislativa, entre a Península de Setúbal demarcada e o Alentejo geográfico. Produz arroz e vinho na Herdade do Portocarro, um nome que entrou em definitivo na memória dos que apreciam exemplares de autor. José Mota Capitão, índio confesso, numa conversa franca e quase confessional. Boa escuta!

info_outline
Entrevista Luis Seabra (produtor e enólogo) show art Entrevista Luis Seabra (produtor e enólogo)

Vinho, palavra a palavra

Autor de vinhos no Douro, Dão, Verdes e Ribeira Sacra, Luis Seabra privilegia a finura e a facilidade de prova nos exemplares que elabora. As vinhas e, sobretudo, o solo são desafios constantes de interpretação. Nesta conversa fala-se de tudo isto e ainda de tendências de vinificação e de gosto. Boa escuta!

info_outline
Entrevista Andreia Figueiredo (investigadora) show art Entrevista Andreia Figueiredo (investigadora)

Vinho, palavra a palavra

Investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Andreia Figueiredo não desiste de tentar perceber porque há míldio na videira. Nesta conversa fala sobre isso mas também sobre o microbioma do solo e o conceito de terroir, entre outros temas. Boa escuta!

info_outline
Entrevista David Ferreira (enólogo) show art Entrevista David Ferreira (enólogo)

Vinho, palavra a palavra

Nasceu na França, já trabalhou no Alentejo e no Douro, mas é no Tejo que se sente em casa. David Ferreira, atual enólogo da Companhia das Lezírias, aborda nesta conversa a viticultura orgânica, as castas Castelão e Fernão Pires, o entendimento mainstream e os vinhos de terroir , entre outros temas. Episódio também disponível em

info_outline
A barrica e o vinho show art A barrica e o vinho

Vinho, palavra a palavra

Carvalho francês ou americano? Estágio mínimo ou prolongado? Dimensão convencional ou maior volumetria? Afinal, o que as barricas aportam ao vinho? Mickael Santos, da tanoaria portuguesa J. Dias, debate esses e vários outros detalhes nesta conversa. Este e demais episódios também disponíveis em

info_outline
Entrevista Nuno Galvão (enólogo) show art Entrevista Nuno Galvão (enólogo)

Vinho, palavra a palavra

Nuno Galvão tem em mãos milhões de litros de vinho. Atualmente a trabalhar na região de Lisboa, com experiência prévia na Beira Interior, alia experiência a um profundo conhecimento de história, comportamento de castas e técnicas de vinificação. Nesta conversa fala-se ainda de tendências de consumo e desmistificam-se alguns preconceitos. Este e outros episódios também disponíveis em

info_outline
Comprar vinhos em super promoções. Sim ou não? show art Comprar vinhos em super promoções. Sim ou não?

Vinho, palavra a palavra

Anualmente, as grandes superfícies comerciais promovem feiras de vinhos e produtos regionais. Vale a pena, no caso do vinho, aproveitar os descontos ou tudo não passará de um engodo? Maria João de Almeida, consultora de uma grande superfície, defende as promoções mas também aconselha pestana aberta aos consumidores. Este e outros episódios igualmente disponíveis em

info_outline
 
More Episodes

Beatriz Machado é especializada em análise sensorial de vinhos. E se respondermos a algumas questões de foro teórico é bem provável que acerte no tipo de vinho que mais se adequa ao nosso gosto. Estudou na Universidade de Davis, na Califórnia, fez diversas consultorias e em 2010 começou no hotel The Yeatman, sendo hoje diretora de vinhos do grupo Fladgate Partnership.