loader from loading.io

Patricia Ellen: liderança feminina para a ação cívica

Você pode mudar o mundo!

Release Date: 10/05/2020

Jurema Werneck: a luta contra a violência armada contra mulheres show art Jurema Werneck: a luta contra a violência armada contra mulheres

Você pode mudar o mundo!

A diretora da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, é a convidada do último episódio desta temporada. Em uma conversa com Melina Risso, diretora de pesquisa do Instituto Igarapé, ela fala sobre as mortes de mulheres brasileiras por armas de fogo. Apresentação: Ilona Szabó.

info_outline
Claudelice dos Santos: ativismo feminino contra a violência no campo show art Claudelice dos Santos: ativismo feminino contra a violência no campo

Você pode mudar o mundo!

Neste episódio, Claudelice dos Santos e a pesquisadora Renata Giannini, do Instituto Igarapé, conversam sobre a violência contra as mulheres no campo. A ativista relata sua luta por justiça após o assassinato de seu irmão e da sua cunhada há 11 anos. Apresentação: Ilona Szabó.

info_outline
Carolina Dieckmann: por um ambiente virtual mais seguro para as mulheres show art Carolina Dieckmann: por um ambiente virtual mais seguro para as mulheres

Você pode mudar o mundo!

A atriz Carolina Dieckmann conversa com Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, sobre a violência e os crimes cometidos no ambiente virtual. Vítima de assédio e exposição, Carolina dá nome à lei que tenta tonar a internet mais segura para as mulheres. Apresentação: Ilona Szabó.

info_outline
Anielle Franco: combate à violência política contra as mulheres show art Anielle Franco: combate à violência política contra as mulheres

Você pode mudar o mundo!

A jornalista e pesquisadora Dandara Tinoco, do Instituto Igarapé, conversa com Anielle Franco sobre como ela inspira e conecta mulheres negras, periféricas e LGBTQIA+ no Instituto Marielle Franco. Irmã da vereadora que foi assassinada em 2018, ela transformou a dor em reação contra a violência política praticada contra mulheres. Apresentação: Ilona Szabó.

info_outline
Txai Suruí: em defesa da Amazônia e das mulheres indígenas show art Txai Suruí: em defesa da Amazônia e das mulheres indígenas

Você pode mudar o mundo!

Única brasileira a discursar na abertura da COP26, Txai Suruí impressionou o mundo com sua fala em defesa da floresta e dos povos indígenas. A estudante conversa com Ilona Szabó sobre a resistência de mulheres indígenas contra o avanço do desmatamento e do garimpo na Amazônia.

info_outline
Você pode mudar o mundo: mais segurança para as mulheres show art Você pode mudar o mundo: mais segurança para as mulheres

Você pode mudar o mundo!

Mulheres que mudam o mundo conversando com mulheres que mudam o mundo. Nesta terceira temporada, Ilona Szabó recebe Txai Suruí, Anielle Franco, Carolina Dieckmann, Claudelice dos Santos e Jurema Werneck. Elas falam sobre como enfrentar os diferentes tipos de violência contra a mulher. Os cinco episódios especiais são uma parceria com a plataforma EVA, criada pelo Instituto Igarapé, com apoio da Uber. 

info_outline
Gabriela Prioli: influencer da democracia show art Gabriela Prioli: influencer da democracia

Você pode mudar o mundo!

Advogada criminalista, comentarista política e apresentadora, Gabriela Prioli é uma das grandes difusoras de informação política de qualidade no país. Polarização, discurso de ódio, controle de armas, política de drogas, saúde mental e, claro, engajamento cívico estão entre os temas da conversa com Ilona Szabó para o último episódio desta temporada de Você Pode Mudar o Mundo.

info_outline
Alessandra Korap: pela defesa dos povos indígenas e do meio ambiente show art Alessandra Korap: pela defesa dos povos indígenas e do meio ambiente

Você pode mudar o mundo!

Nascida no Pará em 1985, Alessandra Korap, do povo Munduruku, vem lutando pela proteção das terras indígenas e a demarcação desses territórios, denunciando atividades ilegais de garimpo e da indústria madeireira. Ilona Szabó conversa com esta ativista que é uma das maiores vozes na defesa dos povos indígenas, do meio ambiente, dos direitos das mulheres e da democracia brasileira.

info_outline
Natália Pasternak: uma ativista da ciência show art Natália Pasternak: uma ativista da ciência

Você pode mudar o mundo!

Ilona Szabó conversa com a bióloga Natália Pasternak, uma das principais disseminadoras de dados qualificados sobre a Covid-19 e da ciência no Brasil. Neste episódio, Natália mostra como vem combatendo de maneira heroica o negacionismo e a avalanche de informações falsas difundidas, inclusive, pelo governo federal.

info_outline
Marina Silva: luta pela vida e pelo Brasil show art Marina Silva: luta pela vida e pelo Brasil

Você pode mudar o mundo!

De jovem analfabeta a candidata à Presidência da República. Os brasileiros conhecem bem a trajetória de luta de Marina Silva, sétima convidada de Ilona Szabó. Ela relembra, neste episódio, os desafios enfrentados na infância pobre e os momentos mais marcantes de sua vida pública.

info_outline
 
More Episodes

Ilona Szabó recebe Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e cofundadora do Movimento Agora, sobre o papel da liderança na ação cívica e política.