Vinho, palavra a palavra
Natural de Famalicão, Luís Gomes fez sucesso na Bioquímica até ter enveredado pelo vinho. Estudou a fundo o novo caminho, deixou-se seduzir pela Baga e pela Bairrada e já está a celebrar os primeiros 10 anos do projeto Giz.
info_outlineVinho, palavra a palavra
O comércio tradicional de rua continua a ter bons exemplos. A Garrafeira D. Figueiredo, na Póvoa de Varzim, é um bom exemplo: pelo trabalho direto com os produtores, pelas apresentações bem-sucedidas junto dos clientes, pelo dinamismo nas redes sociais, pela diversidade da oferta. A protagonista é um psicóloga que se deixou tentar pelo vinho, Sílvia Macedo.
info_outlineVinho, palavra a palavra
As campanhas anti-álcool, a baixa gritante de consumo, o aumento de tarifas às importações e a valorização do dólar face ao euro são desafios difíceis aos vinhos europeus no mercado dos Estados Unidos. Mas, Jack Couto, responsável pela secção ibérica da importadora e distribuidora MS Walker, acredita que está aberta uma oportunidade para os vinhos portugueses sublinharem um preço que corresponda à qualidade que já possuem.
info_outlineVinho, palavra a palavra
Natural do Porto, com raízes minhotas e carreira sólida no Alentejo, Hamilton Reis esteve nos antípodas até que decidiu regressar para ficar. Depois da Herdade dos Grous e de Cortes de Cima, o enólogo ingressou na Herdade do Mouchão e também criou o projeto pessoal Natus Vini, na Vidigueira. Dos vinhos que dão gozo beber ao entendimento do que é o terroir, esta é uma conversa franca.
info_outlineVinho, palavra a palavra
A Orquestra de Bandolins de Esmoriz criou um novo instrumento musical que pretende enaltecer a tradição tanoeira local. O Bandopipo é semelhante a um bandolim, obtido a partir de um pipo e vai sempre a palco com Vinho do Porto no interior.
info_outlineVinho, palavra a palavra
Detentora de uma história de vida que daria um enredo de novela, Marta Lourenço é a enóloga da Murganheira e Raposeira. Nesta conversa aborda-se o fervilhante mundo dos espumantes, o português e o internacional, fala-se de técnicas de vinificação, tempos de estágio, leveduras, ensaios, castas, terroirs e tendências. Boa escuta!
info_outlineVinho, palavra a palavra
David Guimaraens é dos mais reconhecidos enólogos de Vinho do Porto. Nesta conversa assume frontalidade de posições sobre os temas quentes que envolvem o Douro, da viticultura à estrutura organizacional. O diretor de enologia do grupo The Fladgate Partnership (Taylors, Fonseca e Croft) aborda ainda o Vintage e o Tawny e perspetiva um setor mais pequeno em dimensão mas de maior qualidade transversal.
info_outlineVinho, palavra a palavra
Luís Cândido da Silva é a alma da Garrafeira Tio Pepe, já com 38 anos a fidelizar clientes na cidade do Porto. Nesta conversa abordam-se alguns episódios marcantes deste percurso, factos curiosos, tendências de consumo, evoluções de vendas e características muito próprias do comércio tradicional de rua.
info_outlineVinho, palavra a palavra
A molécula Sotolon é comum ser encontrada em vinhos do Porto envelhecidos por processo oxidativo deliberado, como nos casos dos tawnies e alguns brancos. Mas, porque se forma e como se expressa? Juliana Milheiro, investigadora do Centro de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, explica o estudo que está a fazer e apresenta as primeiras conclusões.
info_outlineVinho, palavra a palavra
Rui Amorim criou e gere a Luxury Drinks, uma distribuidora de vinhos em Portugal especializada em marcas super premium internacionais. Por entre a restauração de topo e os clientes privados, nesta conversa abordam-se tendências de consumo, estratégias de venda e de marketing de vinhos.
info_outlineAnualmente, as grandes superfícies comerciais promovem feiras de vinhos e produtos regionais. Vale a pena, no caso do vinho, aproveitar os descontos ou tudo não passará de um engodo? Maria João de Almeida, consultora de uma grande superfície, defende as promoções mas também aconselha pestana aberta aos consumidores.
Este e outros episódios igualmente disponíveis em josejoaosantos.com